Fortes chuvas deixam seis mortos e fazem Rio de Janeiro decretar estágio de crise

O volume de chuva acumulado em apenas duas horas na noite de quarta-feira foi maior do que o esperado para todo o mês de fevereiro em alguns pontos da cidade

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

 

Seis pessoas morreram e uma está desaparecida após as fortes chuvas que atingiram a cidade do Rio de Janeiro no começo da noite desta quarta-feira (7). A tempestade com ventos que chegaram a mais de 100 quilômetros por hora causou apagões, quedas de árvores, alagamentos e a queda de parte de uma ciclovia.

 

Duas pessoas morreram em Barra de Guaratiba, que fica na Zona Oeste da cidade. Os outros óbitos confirmados foram registrados na Zona Sul, na Rocinha, no Vidigal e dois corpos foram retirados de um ônibus que foi soterrado na Avenida Niemeyer. E segundo o prefeito do Rio, Marcelo Crivella, a previsão é de mais chuva nesta quinta-feira, porém com menos intensidade.Foto: Agência Brasil“As chuvas vão continuar no dia de hoje. Não serão tão intensas como as que foram ontem, nem teremos os ventos que tivemos de mais de 110 quilômetros. Dizem os meteorologistas que com 116 quilômetros já é um furacão, são os ventos mais baixos de um furacão. Agora vamos ter chuva sim”.

De acordo com dados do sistema de monitoramento da prefeitura, o Alerta Rio, o volume de chuva acumulado em apenas duas horas na noite de quarta-feira foi maior do que o esperado para todo o mês de fevereiro em alguns pontos da cidade.

Crivella fez um apelo para que a população se mantenha em lugares seguros durante esta quinta-feira, já que a cidade está com diversas áreas de risco.

“Nós temos várias áreas de risco na nossa cidade. O solo está encharcado, então pode sim haver um deslizamento, pode haver uma queda de árvore. Então eu peço a essas pessoas que não fiquem nessas áreas, que ocupem lugares seguros. Também, quem está se movimentando pela cidade, que andem em transportes coletivos”.

A cidade do Rio de Janeiro entrou em estágio de atenção às oito e meia da noite. Às dez e quinze, foi decretado estágio de crise. Segundo a prefeitura da cidade, ao menos 170 árvores caíram.

Reportagem, Paulo Henrique Gomes

Receba nossos conteúdos em primeira mão.